8 cursos gratuitos de Marketing de Conteúdo e Copywriting

Independentemente de você ter dado um conteúdo ou não para escrever na web, é seguro dizer que na maioria das situações é necessário um pouco de treinamento.

Escrever conteúdo online definitivamente parece bastante fácil, mas na verdade existem muitos tipos diferentes de conteúdo que são publicados, todos com diferentes necessidades de marketing.

Você tem que pensar mais do que apenas as palavras em uma página. Considerar:

  • Você vai tentar otimizar com palavras-chave, semântica, links internos?
  • Como você vai determinar o público que está respondendo mais e, em seguida, como você vai escrever para um público diversificado?
  • Se você estiver escrevendo para outro blog ou tiver vários autores para o seu blog, como garantirá que todo o texto tenha um tom e estilo consistentes?
  • Você deve contratar escritores especialistas no assunto ou escritores especialistas em escrever conteúdo on-line? Em certas indústrias, pode ser difícil encontrar os dois.

Quanto você vai pagar aos escritores?

Quantos artigos você pode escrever e publicar por semana?

Quem vai gerenciar o conteúdo? Você precisa pensar em responder a comentários, certificar-se de que os links não estejam quebrados, etc.

Quando se trata de marketing de conteúdo, que relatórios do Analytics você vai usar para tirar conclusões? Quem postará conteúdo online?

Como você incorporará diferentes tipos de conteúdo – vídeo, infográficos, livros eletrônicos, pesquisas, resenhas, entrevistas etc.?

A moral da história, há tantas coisas diferentes a considerar quando alguém fala com você sobre marketing de conteúdo e escrita. Parece fácil, mas mesmo os pontos acima apenas arranham a superfície das perguntas que você precisa fazer ao criar uma estratégia .

Felizmente, existem milhares de cursos on-line gratuitos que podem ajudá-lo a aprender.

8 cursos gratuitos de Marketing de Conteúdo e Copywriting

Muitas vezes, um artigo simples com informações (ou até mesmo um guia) não será suficiente, e pode ser quase impossível reunir um monte de artigos para criar uma aula coesa por conta própria, portanto, um curso completo está em questão.

Começarei dizendo que não fiz todos os cursos listados abaixo, mas tomei alguns, e conheço pelo menos uma pessoa que recomendou os outros.

Skillshare Courses

O Skillshare permite que você comece gratuitamente por 14 dias, e depois disso é uma taxa anual de US$ 96,00. Depois de pagar pela associação, todas as aulas são gratuitas. Se você não quiser comprar uma assinatura, os cursos abaixo podem ser adquiridos separadamente por um valor entre US $ 10 e 20. Ainda assim, adicionei-os à lista porque você pode obter alguns cursos gratuitos durante sua avaliação de 14 dias.

The Modern Marketing Workshop

Este curso é ótimo por causa da pessoa que o administra – Seth Godin. Ele discute mostra como criar uma estratégia de marketing moderna a partir do nada. Mesmo que você já tenha algum tipo de estratégia, o curso foi criado para gerar um projeto de marketing usando as 11 perguntas de Godin para ajudar a orientá-lo.

Você também terá que identificar suas prioridades, conceitos para usar e escrever descrições e sua história. É ótimo porque até o final você tem algo pronto para ir em vez de apenas ter o conhecimento para juntar algo mais tarde.

Become a Better Blogger

Este é um curso de Andrea Goulet Ford, da BrandVox, uma empresa que ajuda os líderes de negócios a desenvolverem personalidade de negócios e garantir que você receba a mensagem certa para as pessoas certas (essencialmente, marketing de conteúdo com um grande foco nas palavras da página).

Ford era um nome desconhecido para mim, mas seus seguidores leais parecem jurar pelo conselho dela, então eu dei uma chance ao curso e fiquei muito impressionado. Ela trabalhou com agências governamentais, empresas da Fortune 500 e muitas outras em todo o quadro.

Este assunto é um que parece bastante simples, mas o planejamento pode ser muito complexo. Como a aula de Godin, ela ajuda você a criar uma biblioteca de recursos para referência futura e garante que você saia com três meses planejados para o seu conteúdo on-line.

Udemy Courses

Udemy é provavelmente a plataforma mais popular para os comerciantes on-line quando se trata de aulas gratuitas. Eles têm opções gratuitas, bem como opções pagas, e oferecem mais de 32.000 cursos, 18.000 instrutores e mais de 80 idiomas.

Content Marketing For B2B Enterprises

Este curso é obviamente melhor para empresas B2B, mas vale a pena mencionar porque é uma das poucas boas classes da Udemy gratuitas.

O curso é de William Flanagan, CEO e fundador da Audienti, e é ótimo porque usa cenários reais com os quais Flanagan lidou em seu próprio negócio e em seus clientes.

Há seis seções para a turma, incluindo Criação de conteúdo relevante, Publicação de conteúdo para conversão e Obtenção de conteúdo na frente de seu público-alvo.

WordPress Basics: How To Manage Your Website

Isso pode parecer pouco convencional, mas parte do marketing de conteúdo é saber como tirar proveito de tudo que o WordPress tem a oferecer.

Isso é importante para SEO e também para a experiência do usuário. O curso abrange posts vs. páginas, o Editor de Conteúdo, arquivos de mídia, categorias e tags, widgets de conteúdo e pequenas opções mais confusas que você tem.

É definitivamente um curso básico e melhor para iniciantes, mas necessário se você tiver alguma dúvida sobre o que o WordPress pode oferecer.

Coursera Courses

Cursos Coursera estão em ascensão. A plataforma de ensino é parceira das melhores universidades e organizações do mundo todo e facilita a inscrição de qualquer pessoa (da mesma forma que a Udemy, exceto que é um pouco mais cara e funciona com faculdades e universidades).

O Coursera também tem uma das maiores bibliotecas de cursos em todas as diferentes categorias, por isso esta é uma das minhas plataformas favoritas.

Content Strategy For Professionals (1 & 2)

Na verdade, existem duas partes no curso, a primeira intitulada “Envolvendo audiências para sua organização” e a segunda intitulada “Expandindo o impacto e alcance de seu conteúdo”.

As duas são de seis semanas de estudo e totalmente gratuitas, embora você tenha a opção de obter um certificado verificado da Northwestern University para concluir o curso por US $ 49,00.

O curso diz que ele foi projetado para empresas iniciantes com fins lucrativos, sem fins lucrativos, voluntárias e governamentais, e é uma ótima maneira de aprender alguns dos fundamentos do marketing de conteúdo e como ele pode se relacionar com uma estratégia de negócios como um todo. todo.

High-Impact Business Writing

Este é o único curso da lista que não é gratuito, mas custa apenas US $ 35 por 8 horas de vídeos, leituras e questionários, o que é bastante barato para um curso do Coursera da Universidade da Califórnia, em Irvine.

Este curso é único porque é uma das poucas opções que enfatizam o ato real de escrever, em oposição ao marketing de conteúdo.

Ele ensina como escrever e se comunicar efetivamente no mundo dos negócios. Naturalmente, muito disso está sendo escrito para um público on-line e publicações on-line (embora isso signifique escrever propostas comerciais, memorandos, etc.).

Se você está aprimorando suas habilidades de redação, esse curso único é uma ótima opção.

Este curso é na verdade parte de uma série de 10 cursos chamada Career Success Specialization, que você pode optar por obter no link acima.

Cursos Website em geral

Se você ficar de olho, notará que diferentes agências e empresas da Web oferecem cursos ministrados por seus profissionais. Abaixo estão dois dos meus favoritos:

HubSpot Inbound Certification

Este curso não se concentra especificamente em escrever ou marketing de conteúdo, mas vale a pena mencionar se você está interessado em saber como essas duas áreas ajudam uma estratégia on-line como um todo.

Você aprende tudo, desde criar landing pages, fechar vendas e muito mais.

A HubSpot é um dos principais recursos de marketing da web com alguns dos melhores conteúdos apresentados em seus cinco blogs, portanto, seu curso é, sem dúvida, de primeira linha. Depois de passar no curso, você recebe um crachá personalizado e um certificado que pode ser exibido em seu site, assinatura de e-mail, perfis do LinkedIn, etc.

Online Marketing Institute: Content Storytelling Rules for the Digital Marketer

Assim como o Skillshare, o Online Marketing Institute oferece uma avaliação gratuita que permite que você experimente os cursos que desejar.

Eles têm 70 classes diferentes de marketing de conteúdo para escolher, classificadas por nível Iniciante, Intermediário e Avançado.

A aula Content Storytelling é bastante singular porque ajuda você a entender os fundamentos da narrativa e como você pode ser criativo para que seu conteúdo seja mais envolvente.

Criatividade é algo que muitas empresas não têm, por isso este é um curso legal se pretender sair da sua zona de conforto.

Claro, essa lista não é uma lista completa.

Eu recomendo visitar aqui para mais opções, e se você souber de outros cursos on-line gratuitos sobre marketing de conteúdo e escrita que o ajudaram no passado, por favor, compartilhe conosco.

O que uma empresa de Marketing Digital faz?

Para se manter competitivo no mundo atual de conhecimento eletrônico, você deve criar e manter uma sólida presença on-line. Isso requer muito mais do que lançar um site e perfis em plataformas de mídia social – porque a concorrência no mundo on-line é feroz.

Cada um de seus concorrentes adicionou marketing on-line à sua estratégia de marketing – muitos deles recorrem a uma empresa de Marketing Digital para obter assistência. Se você já se perguntou o que exatamente uma empresa de Marketing Digital faz, você veio ao lugar certo.

O que é Marketing Digital?

 

O Marketing Digital é um termo amplo usado para descrever uma ampla gama de funções de marketing on-line. Como um todo, o principal objetivo de uma empresa de Marketing Digital é fazer 3 coisas:

1. Aumentar sua presença online.

2. Realizar pesquisa de mercado.

3. Integrar seus perfis e plataformas online.

O que uma empresa de Marketing Digital faz?

 

O que exatamente uma empresa de Marketing Digital faz? Dentro dos 3 objetivos principais mencionados acima, cai uma infinidade de caminhos.

Embora você não precise de todos eles de uma empresa externa – ou de todos eles para sua empresa, eles incluem funções como:

Design do site
Otimização de sites
Otimização de Conteúdo
Restauração de conteúdo
Desenvolvimento de aplicativos
Marketing de Mecanismo de Busca
Marketing de mídia social
Marketing e Integração Móvel
Colocação de anúncios online
Cross Platform Marketing
Marketing de e-mail
Branding Online
Reportar o ROI das Estratégias e Táticas Digitais
Estas são apenas algumas das razões pelas quais você pode recorrer a uma empresa de marketing externa. Ao selecionar uma empresa externa para fazer parceria, é essencial que você analise o que ela cria e distribui on-line.

Não há ninguém que conheça sua empresa e sua marca melhor do que você e você não quer correr o risco de gerar informações imprecisas em seu nome.

Na verdade, dados on-line imprecisos têm um impacto negativo na linha de base de 88% de todas as empresas, mesmo que os dados imprecisos tenham sido um erro honesto. Dito isso, o valor da terceirização de projetos digitais é tão alto que as agências digitais no Reino Unido devem crescer 30% em 2014 – por isso, é essencial que você encontre um equilíbrio entre a terceirização e sua participação interna.

Você pode fazer parte do seu Marketing Digital internamente?

Você pode fazer parte do seu Marketing Digital internamente, basta determinar qual parte de suas estratégias de Marketing Digital seus funcionários têm o conjunto de habilidades para realizar com sucesso.

Como proprietário de uma pequena empresa, você pode não ser grande o suficiente para ter uma posição de marketing em tempo integral ou uma posição de Marketing Digital em tempo integral.

É provável que você esteja mais focado em pessoal com experiência relacionada diretamente ao seu setor. No entanto, você pode ter alguém cuja função de meio período seja executar parte de seu Marketing Digital, mesmo que eles passem a maior parte do tempo realizando outras tarefas.

Aqui estão alguns exemplos de tarefas que você pode manter internamente.

Faça com que uma empresa externa projete seu site, mas atualize páginas, conteúdo e publicações de blog internamente.
Para garantir que toda a comunicação seja elaborada de uma maneira que melhor represente sua marca, você gerencia suas postagens de mídia social, mas faz com que uma empresa externa gerencie seu marketing social pago.
Você cria seus press releases, conteúdo do blog e artigos on-line, mas faça com que uma empresa externa distribua seu conteúdo on-line.
Contrate uma empresa externa para criar vídeos profissionais de marketing, mas você os coloca em seu site, mídia social e perfis online.
Contrate uma empresa externa para criar seu conteúdo de marketing por e-mail ou outro conteúdo on-line, mas você gerencia a distribuição.
Sua equipe de marketing interna cria seus temas e materiais de marketing, mas você depende de uma empresa externa para gerenciar e implementar o marketing on-line e entre plataformas.
Faça uma empresa externa realizar sua pesquisa de mercado, como: as palavras-chave mais relevantes neste trimestre, as plataformas de mídia social que seu público-alvo usa e pesquisando nichos dentro do seu público-alvo.

O que você escolhe fazer internamente depende inteiramente de você.

Apenas certifique-se de ter um plano mensurável – com um cronograma claro e um método de prestação de contas. Alguns proprietários de empresas colocam seu Marketing Digital inteiramente nas mãos de uma empresa externa – para que possam investir todo o seu tempo e energia na construção de relacionamentos com clientes.

Se você optar por seguir esse caminho, mantenha-se em contato com sua empresa externa para garantir que entende totalmente onde está seu foco e seu ROI.

Seja qual for o caminho escolhido, você ou um dos membros de sua equipe precisará se familiarizar com a terminologia e o básico do Marketing Digital para garantir uma compreensão completa de tudo o que está sendo realizado.

Como as mídias sociais se encaixam no cenário?

A mídia social sempre vem à mente ao fazer a pergunta: o que uma empresa de Marketing Digital faz?

Com 52% de todas as empresas tendo garantido pelo menos um novo cliente no Facebook durante 2013 e a maioria das plataformas de mídia social oferecendo novos métodos de marketing negócio – esse número tem o potencial de aumentar significativamente.

Os orçamentos de mídia social para pequenas e grandes empresas devem pelo menos dobrar nos próximos 5 anos.

Onde a mídia social fica complicada, ela é projetada para envolver amigos, fãs e seguidores – o que demanda tempo e consistência. É improvável que a mídia social gere leads durante a noite, e o ROI é um pouco difícil de medir.

No entanto, ter perfis nas plataformas de mídia social em que seu público-alvo está ativo é essencial para sua relevância on-line.

A maioria das empresas gerencia suas interações cotidianas com clientes em suas plataformas de mídia social e algumas (se não todas) de suas postagens de mídia social.

Ao gerenciar perguntas, comentários e mensagens privadas internamente, uma empresa externa pode gerenciar publicidade paga, direcionar tráfego para suas plataformas de mídia social e fornecer assistência na otimização de postagens.

Se você terceirizar todas as suas responsabilidades de mídia social, pense em como gerenciará as dúvidas e perguntas dos clientes. Embora uma empresa externa possa fazer um trabalho excepcional ao gerar novos gostos, fãs e seguidores, eles não poderão responder às suas perguntas específicas.

Como os clientes utilizam as mídias sociais como uma forma de atendimento ao cliente on-line, você deve ter um plano para responder a perguntas diretas.

Atualmente, apenas 39 em cada 100 empresas no Reino Unido respondem diretamente às perguntas dos consumidores, o que significa que muitas consultas de clientes em potencial estão sendo perdidas.

Você não permitiria que sua empresa de Marketing Digital atendesse seus telefones, portanto, não permita que eles também respondam às suas correspondências de mídia social.

O Marketing Digital está sempre mudando e evoluindo

Agora que você pode responder ao aspecto geral do que uma empresa de Marketing Digital faz, há um fator adicional que você deve levar em consideração – o Marketing Digital está sempre mudando e evoluindo.

Mesmo que você seja capaz de completar muitas de suas estratégias e táticas de marketing internamente, as empresas de Marketing Digital são sempre as primeiras a saber quais são as formas mais avançadas, atuais e eficazes de promover seu negócio on-line.

Os algoritmos dos mecanismos de pesquisa estão sempre mudando, os métodos de marketing social estão sempre mudando e novos formatos de publicidade on-line e móvel estão sempre sendo desenvolvidos.

As empresas digitais sempre saberão mais sobre a criação e a promoção de mídia digital e economizarão tempo e energia para tentar acompanhar as tendências mais atuais do setor.

Embora seja essencial construir um relacionamento sólido com uma empresa de Marketing Digital de terceiros ou um punhado de terceirizados, é sempre essencial entender por que você está pagando – e como você pode medir o sucesso em quantias financeiras quantificáveis.