4 dicas para alavancar suas vendas
A arte de vender poder ser dominada por alguns e um grande desafio para outros. Vender um produto, um serviço, um conhecimento ou até uma boa imagem é o objetivo de todo negócio, difícil mesmo é bater a meta estipulada até o final do mês. É pensando nisso que listamos 5 ideias para alavancar suas vendas.
Independente do seu negócio ser B2C ou B2B, se reinventar e criar novas formas de chamar a atenção do seu cliente é fundamental para fechar novos negócios. Não basta apenas cuidar do visual da sua empresa, é preciso traçar novas estratégias e pensar em um diferencial para despertar o interesse do seu público.
Confira agora 5 dicas para alavancar suas vendas:
Entenda seu cliente
Antes de você abordar um cliente de forma desesperada e queimando todos os seus cartuchos, pesquise sobre ele na internet, estude seu nicho de mercado e procure entender quais sãos suas necessidades. Isso permitirá que você entenda melhor suas dores e o que eles está buscando.
Te ajudará também a criar rapport, palavra que vem do francês e que significa sintonia. No mundo corporativo, o rapport se tornou uma técnica para criar proximidade entre as pessoas. Funciona como um gatilho, para quebrar um pouco a tensão e deixar a conversa mais à vontade.
Por exemplo, se você está vendendo um produto ou serviço para uma empresa e a pessoa que você está negociando em algum momento foge do assunto e cita algo em particular, como um passeio que fez no final de semana e você conhece o lugar onde ela esteve, pronto!
Criou-se um rapport. Essa pode ser uma “deixa” especial para quebrar um pouco o gelo e vocês criarem uma proximidade, onde você ganhará o carisma e a simpatia desse cliente.
Crie uma proposta comercial
Apresentar uma proposta comercial, mesmo que seja simples, pode ajudar a fechar grande negócios. O objetivo da proposta comercial é apresentar todas as soluções que você tem para o seu cliente, além de registrar tudo que foi negociado e conversado.
Nela é preciso ter todos os detalhes da negociação, cronograma das atividades e orçamento. Além disso, você pode inserir história do seu negócio de forma objetiva, seu diferencial, cases de sucesso e parcerias, para demonstrar ao seu cliente porque você é a melhor escolha para ele.
Lembre-se de adequar a sua proposta a cada cliente, pois cada caso é um caso, com necessidades e objetivos diferentes. Ao fazer isso, você também demonstra ao seu cliente que é uma pessoa flexível e que está disposta a ajudá-lo a crescer e se desenvolver.
Use a internet a seu favor
Quem ainda não marca presença na internet é como um peixe fora d’agua. A internet está ajudando pequenas e grandes empresas a alavancar seus negócios, pois por meio dela você consegue estreitar sua relação com seu público, fazer SAC, cativá-lo e ajudá-lo a descobrir como você pode ser útil a ele.
O segredo é você produzir conteúdo que seja interessante para ele, seja por meio de um blog, de um canal no youtube ou pelo storys do Instagram. As pessoas hoje buscam se informar de tudo que for possível antes de concretizar uma venda, por isso é importante você produzir conteúdo sobre o seu trabalho, sobre seu nicho de mercado e assunto relacionados
Aproveite para criar um site e investir em SEO. Uma empresa que possui um site personalizado e com informações claras e objetivas, demonstra mais seriedade e comprometimento com seu negócio, além de passar mais confiança a seus clientes.
Insista no follow up
A expressão follow up significa fazer o acompanhamento. Em um processo de vendas, significa acompanhar seu cliente até o momento de pós venda. Muitos vendedores desistam de seus clientes quando eles falam que “agora não posso”. Essa falta de paciência, ou ansiedade para fechar rápido uma venda, pode refletir no futuro impedindo você de fechar grandes negócios.
Mes que um determinado cliente não possa concretizar uma venda nesse exato momento, não significa que no futuro ele não estará mais interessado. Na verdade, esse interesse depende de você, da forma que você irá alimentá-lo.
A melhor coisa a se fazer é mantê-lo em seu banco de dados e sempre que possível, enviar promoções que sejam do seu interesse ou informações que sejam interessantes para ele. Dessa forma ele não irá esquecer de você e, quando chegar o momento certo, dará preferência para fechar a venda com você.