Saiba usar as redes sociais a favor de seu consultório médico
Nos dias atuais, qualquer negócio que tenha como objetivo alcançar bons resultados, precisa estar presente nas redes sociais, inclusive um consultório médico.
Portanto, continue lendo a seguir para saber como usá-las corretamente.
Entenda o melhor tipo de conteúdo para cada rede
São muitas as redes sociais que podem ser usadas para um consultório médico, pois dúvidas sobre saúde são muito frequentes em todos os públicos.
E mesmo que a maioria das pessoas esteja presente em basicamente todas elas, é preciso utilizar o conteúdo que cada uma delas precisa.
O Facebook, por exemplo, é a rede social ideal para publicar conteúdos relevantes, mas principalmente para estabelecer contato com os pacientes de forma humanizada, ou seja, responder comentários, dúvidas e incentivar o engajamento dos seus pacientes por lá.
Outra grande vantagem do Facebook, é que ele oferece um recurso chamado chatbots (robôs de chat), que responde os usuários por mensagens automáticas assim que eles comentam em algum post ou entram em contato pelo messenger, então você pode programar mensagens de resposta automática para orientar os pacientes nos casos em que estiver ausente da página, como por exemplo o link do site da clínica médica, o número de telefone para contato, horário de funcionamento etc.
O Instagram, por sua vez, por ser uma rede social mais moderna, pede inovações. Vamos supor que haja um Gastroenterologista na clínica e as pessoas que seguem o perfil da clínica tenham dúvidas sobre a área: os stories podem ser extremamente úteis para respondê-las de forma mais informal, porém, informativa.
Já o feed pode ser utilizado para fazer postagem sobre as especialidades, horário de funcionamento da clínica, para esclarecer dúvidas e fornecer conteúdos chamativos para prender a atenção do usuário.
Comunique sobre sua clínica
Uma das partes mais importantes em criar redes sociais para uma consultório médico, é publicar conteúdos exclusivos sobre o mesmo para aumentar a confiança das pessoas em agendar uma consulta.
Uma ótima dica é, além de fornecer informações importantes como citamos anteriormente, é dar informações sobre a equipe que trabalha no estabelecimento, sua história profissional, detalhes sobre o serviço oferecido etc.
Transparência sobre quanto tempo o consultório está no mercado, sobre tempo de experiência dos profissionais contratados, quais equipamentos médicos estão disponíveis, dentre outras informações essenciais, são de extrema importância e não podem faltar.
Aproxime-se dos pacientes
Há alguns anos, os médicos eram vistos como pessoas de difícil acesso e profissionais extremamente formais. No entanto, com o avanço da tecnologia e necessidade de se encaixar às mudanças, se tornou primordial que o paciente se sinta próximo do médico para confiar-lhe sua saúde, e a internet proporciona exatamente isso.
Portanto, utilize as redes sociais para sanar dúvidas simples dos pacientes com relação a especialidade de cada médico que atua no consultório e interaja diretamente com os seguidores.
É um fato que não é possível fornecer um diagnóstico pela internet, mas algumas dúvidas frequentes dos pacientes que não há problema em serem respondidas, podem ser uma ótima chave para obter essa aproximação.