2 tipos de dados do cliente para aprimorar suas campanhas de marketing
Na era digital de hoje, parece que o mundo nunca dorme. Como tal, grandes quantidades de dados são coletadas a cada minuto de cada dia. De fato, mais de 2,5 quintilhões de bytes de dados são criados todos os dias, e esse número só aumentará.
Desde o rastreamento do consumo de conteúdo online e das consultas dos mecanismos de pesquisa até o registro do histórico de compras e das atividades de mídia social, uma quantidade intransponível de dados é gerada regularmente.
Agora, todos os aspectos da vida e das ações das pessoas podem ser traduzidos em dados – dados que podem ser processados e analisados para fornecer informações úteis para as empresas, por exemplo, como achar o número do PIS.
Na verdade, está transformando a maneira como as empresas identificam seus dados demográficos-alvo e descobrem o que seus clientes desejam.
A importância da análise de dados do cliente
Com a ajuda da big data, as empresas de hoje reúnem mais informações sobre os consumidores do que nunca. Os dados permitem que eles criem com precisão anúncios altamente segmentados e personalizados.
A coleta e a análise de dados do cliente não apenas ajudam sua empresa a melhorar suas campanhas de marketing, mas também permitem elevar outros aspectos da experiência do cliente, como recomendações de produtos, comunicações, programas de retenção e fidelidade e muito mais.
1 – Dados de identidade
O primeiro tipo de análise de dados do cliente investiga o núcleo do marketing de banco de dados – as informações mais básicas que identificam um indivíduo.
Ele coleta o nome de um cliente, sexo, idade, número de telefone, endereço postal, endereço de email, profissão, identificadores de mídia social e informações da conta (ou seja, IDs da conta do cliente).
O grupo de dados de identidade é sua base para definir e criar as personas do comprador, fornecendo uma imagem clara de que tipo de pessoa está interessada em seus produtos e serviços. Isso permite que você determine o seu público-alvo.
Você pode coletar informações de identidade exclusivas do seu cliente quando ele assina seu boletim, quando faz uma compra ou quando se inscreve para uma associação.
Se sua empresa usa uma ferramenta de CRM, você pode armazenar, organizar e centralizar essas informações em um só lugar. Você pode usar esses dados para filtrar segmentos de clientes, o que pode ser útil para personalizar campanhas de email.
2 – Dados descritivos
Entender seus clientes significa ir além do nome, idade e endereço de email. Você precisa se aprofundar para ter uma noção genuína das personas de seus clientes. É aqui que os dados descritivos entram em jogo.
O objetivo é reunir dados quantificáveis sobre seus clientes para fazer previsões precisas sobre seu comportamento, oscilações sazonais e hábitos de compra. Você pode alinhar sua análise preditiva com suas estratégias de marketing e vendas para obter o máximo efeito.
Dados de identidade, bem como dados quantitativos, são conjuntos de dados que as empresas coletam automaticamente. Mas com dados descritivos, você precisa se esforçar para obtê-los. Você pode realizar entrevistas ou pesquisas detalhadas para adquirir as informações necessárias de seus clientes voluntariamente.