4 coisas que fazem diferença no seu blog

Um blog é atualmente uma grande ferramenta para expandir todos os tipos de negócios e seguramente a forma mais eficiente de comunicação digital com clientes, seja uma empresa  ou um negócio individual.

É com ele que vamos marcar presença no mundo digital, criar visibilidade dos nossos produtos e serviços e gerar autoridade para manter uma audiência fiel, engajada e que se torne, ao seu tempo, clientes.

Blog e site tem finalidades diferentes

Muitas pessoas ainda veem sites e blogs como coisas iguais ou que apenas uma delas é o suficiente. Mas são itens complementares na estratégia digital de um negócio.

O site é a frente de loja, onde todas as condições comerciais devem estar claras, principalmente a apresentação dos produtos e detalhes. É onde seu cliente vai fazer negócio. Pode existir conteúdo de blog nele, mas isso dependerá da complexidade do negócio para que as páginas não fiquem pesadas ou poluídas.

O blog pode ser uma página associada ao site ou independente e visa criar uma relação de afinidade da marca com uma audiência, antes de tudo. É onde você pode produzir artigos, imagens e vídeos de temas relacionados ao seu negócio, mas sem ser comercialmente direto.

Ao formar uma massa de seguidores que vejam autoridade no seu negócio a respeito de assuntos correlatos e se engajem, aumentam as chances de que se tornem clientes no futuro ou recomendem a sua marca.

1 – Criar um plano de negócios

Todo investimento deve partir de um planejamento dos objetivos, os recursos necessários, os prazos e o retorno financeiro desejado – mesmo que este retorno seja gastar pouco com um blog pessoal e ainda sem uma estratégia de monetização.

Dedique um bom tempo a planejar o que seu negócio ou você espera do blog, o que você tem em mãos e vai precisar (capital e recursos) e em quanto tempo você quer atingir determinadas metas – por exemplo, começar a vender em 6 meses e quanto.

2 – Ter um nicho definido

Para quem já está em um negócio, essa etapa está vencida – ou não? Será que as estratégias para o blog estão apontando para o nicho do negócio?

Ou será que a empresa está olhando para o nicho correto? O blog deve ter uma identidade visual, uma linguagem e uma dinâmica que atraiam um público que você quer para o seu negócio – e eventualmente os curiosos que propagam e formam opiniões. Mas um blog é algo que demanda tempo, dinheiro e expectativa demais para apontar pro lado errado.

3 – Escolher o tema

É a hora de criar uma linguagem visual que está de acordo com seu nicho e com as características do seu produto e do seu público-alvo.

Você vai encontrar temas gratuitos e pagos de ótima qualidade, mas atente para que ele seja atraente para o seu público-alvo e leve, pois você tem poucos segundos para que o usuário veja seu blog e resolva ficar,

4 – Criar conteúdos relevantes e de qualidade

Os conteúdos (artigos) são o centro de toda a estratégia para que seu blog alcance o maior público possível e gere bastante tráfego.

É preciso investir em artigos evergreen – atuais ao longo do tempo e podem servir de consulta permanente dos leitores – e que sejam bem estruturados, com uma linguagem adequada ao público-alvo e que cative o leitor, para que ele se interesse pelo tema e outros conteúdos seus – assim construindo a autoridade.

Tenha foco total em SEO

Além da qualidade estrutural dos seus conteúdos, é preciso colocar neles uma série de recursos para fazê-los subir no ranking das consultas dos usuários e aumentar a visibilidade do seu blog.

Uso natural de palavras-chave, títulos e subtítulos, imagens, links para outros artigos e para fora do blog, em páginas com autoridade no seu assunto. Enfim, invista em textos realmente diferenciados. Você pode também contratar um redator que pode produzir com qualidade e rapidez e também orientar sobre os próximos.

 

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