A tendência do desenvolvimento de softwares

Confira os rumos do mercado que podem gerar uma verdadeira revolução digital

O mundo de hoje depende muito da tecnologia, afinal, a todo momento, estamos recorrendo a programas de computador para facilitar o nosso dia a dia. É muito comum buscarmos aplicativos para situações que vão desde as mais básicas, como uma agenda para anotar compromissos, até as mais complexas, que envolvem programação e afins.

Esse mercado de desenvolvimento de software passa por uma constante revolução. Portanto, é muito importante ter o hábito de se atualizar todos os dias para que não fique por fora do que vem acontecendo, visando buscar, assim, novas oportunidades. Com isso, você oferece diferencial competitivo frente à concorrência, não é mesmo? Com novos conceitos e ferramentas, as possibilidades para os desenvolvedores parecem infinitas. Confira algumas das novas tendências desse ramo:

Inteligência Artificial

O uso da Inteligência Artificial (IA) já não pode ser considerado mais luxo, mas sim uma verdadeira necessidade em diversos setores do mercado, afinal, ela aumenta a eficiência no processamento de dados. Smartphones ou sistemas residenciais mais simples, por exemplo, já costumam ter reconhecimento de voz. Por conta disso, saber lidar com a IA para oferecer softwares que conversem com essas funções é essencial para a otimização dos mesmos.

Machine Learning

Grande parte das empresas ainda faz testes de softwares de forma manual, bloqueando o processo de inovação contínua e impedindo respostas rápidas que o contexto de transformação digital exige. O Machine Learning é fundamental para a integração entre dados estruturados e não estruturados. É um aplicativo inteligente capaz de aprender por conta própria a interagir com as pessoas ao redor. O programa usa métodos estatísticos para ensinar um computador a ler dados. Dessa forma, todo programador que se preze deve buscar ferramentas de desenvolvimento ágil para facilitar a implementação desse tipo de tecnologia em suas soluções.

Computação em Nuvem (Cloud Computing)

A computação em nuvem é muito poderosa pela capacidade de expandir facilmente os recursos para qualquer aplicação sem a compra de mais hardware. Se o HD encheu, você pode ter mais capacidade de armazenamento com seu provedor em apenas um instante. Para a área de desenvolvimento de software, esse é um avanço excepcional, pois diminui bastante os custos, já que a empresa paga apenas pelo que utiliza.

Virtualização

A virtualização possibilita que um conjunto heterogêneo de servidores se torne um único pool de recursos de computação, podendo ser ajustado conforme a necessidade do negócio. Além de diminuir custos e garantir disponibilidade, a virtualização facilita também o trabalho em equipe, já que não se torna mais necessário estar no escritório para acessar e operar as ferramentas de desenvolvimento e testes.

Internet das Coisas

Com o avanço da chamada Internet das Coisas (Internet of Things – IoT), a tradicional área desenvolvimento de softwares se vê diante do desafio de criar aplicações para objetos antes impensáveis para um cidadão comum.  Mesmo com boa parte dos sistemas ainda seguindo a mesma lógica de desenvolvimento do modelo tradicional, preocupações com segurança são cada vez maiores, uma vez que é preciso separar as redes para que os aplicativos sejam mais facilmente monitoráveis e controláveis.

Realidade Virtual

Se você pensa que a Realidade Virtual e Realidade Aumentada (RV e RA) é uma tendência apenas para jogos e aplicativos do gênero, comete um equívoco. A forma como interagimos com o mundo digital vem se transformando graças à RV. A tecnologia pode nos proporcionar uma experiência imersiva quando combinada com plataformas inteligentes, uma situação muito interessante para aumentar as capacidades humanas — tanto no ambiente profissional quanto no entretenimento.

Impressão 3D

As impressoras 3D estão revolucionando o mercado de uma maneira geral. Elas mudaram a forma com que as empresas lidam com seus clientes, visto que engenheiros, designers, desenvolvedores e fabricantes já podem oferecer produtos customizáveis com a tecnologia. O Digital Manufacturing substitui processos manuais, exigindo apenas que os usuários especifiquem aquilo que querem, o que pode beneficiar a todos os tipos de empresários, já que pequenos negócios poderão oferecer uma mercadoria inovadora com um processo de concepção e produção totalmente digital, gerando um custo muito baixo para o investimento inicial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *