Vamos falar de 5 dicas infalíveis de Marketing Digital para sua startup investir e crescer!

Vivemos uma era onde o mundo digital não é mais uma novidade que não sabemos até onde vai. E o Marketing Digital aproxima as empresas do grande público consumidor (e investidor) de uma que nunca poderíamos imaginar nos recursos do mundo físico.

Então, não há motivos para que as estratégias digitais fiquem de fora ou em segundo plano na sua empresa. Nas startup – digitais, baseadas na repetição e na escalabilidade – o Marketing Digital se torna ainda mais importante, fortalecendo as relações do mercado consumidor e criando um canal de comunicação muito mais ágil e de resultados mais rápidos.

Cada startup deve eleger as estratégias mais adequadas ao seu perfil de negócio, mercado consumidor e metas. Mas aqui vamos falar de 5 dicas infalíveis de Marketing Digital para sua startup investir e crescer!

Dica 1: invista tempo para conhecer profundamente o seu público-alvo.

Podemos ter o produto ou serviço mais inovador do mercado em mãos, mas será que temos um mercado que se interesse por ele? Será que ele resolve as dores destas pessoas?

Se respondermos não a uma destas perguntas, certamente temos apenas uma boa ideia. Por este motivo é muito importante fazermos muitas pesquisas para entender quais os problemas que as pessoas tem com uma determinada situação e quem são estas pessoas – idade, gênero, local, renda mensal, hábitos, expectativas.

É um trabalho que, se for feito com prioridade, tempo e muito estudo, reflete numa massa de pessoas com potencial para ser seus clientes.

Dica 2: uma combinação site/blog que crie audiência e engajamento.

Vivemos a era das experiências de consumidor e de usuário. E as pessoas não querem mais simplesmente pesquisar, ver as características, ouvir uma conversa de vendedor que as influencie a comprar. Não querem se sentir apenas como uma presa na selva do mercado.

Elas sabem que tem o poder e querem fazer com que uma compra seja uma experiência de conhecimento que as deixem seguras sobre as escolhas de consumo que fazem.

Por isso é tão importante investir em um site leve e menos engessado – como a maioria das empresas ainda produz para dar apenas informações básicas sem atrativos – combinado com um blog com informação:

  • Relacionada: não falar apenas e diretamente do seu produto, mas de temas que criem envolvimento e engajamento nas pessoas e uma audiência, por onde outros conteúdos atrairão elas para seu produto naturalmente. Por exemplo, se seu negócio é uma plataforma de empréstimos online, falar de como consumir melhor, como evitar o cheque especial, são assuntos de grande interesse e que mantém as pessoas em seu blog, aumentando a visibilidade dele.
  • Empática: uma linguagem que fale de situações reais – de forma que as pessoas se identifiquem e deem credibilidade ao conteúdo – e que seja próxima da audiência – evitar textos técnicos demais ou relaxados demais.

Seu blog precisa ser dinâmico. Não adianta postar um belo artigo sobre como evitar o cheque especial hoje e postar outro daqui a um mês. As pessoas investem seu tempo em uma rotina de artigos que se relacionem, criando um interesse crescente. E no exemplo dado – finanças – o que não falta são informações e novidades.

O grande objetivo do blog deve ser criar uma imagem de conhecimento e autoridade perante um número crescente de potenciais clientes.

Dica 3: invista fortemente no SEO para o seu conteúdo.

A qualidade do conteúdo é fundamental, como falamos anteriormente. Mas ela, sozinha, não leva seus artigos ao seu público.

É preciso investir em SEO, o conjunto de técnicas que diferenciam e aumentam a visibilidade do seu conteúdo na grande rede. O Google é o grande mundo onde estas técnicas terão efeito e ele ranqueia cada postagem segundo uma série de critérios.

Você pode estudar SEO, existem muitos e ótimos cursos a respeito e a preços muito bons. Mas também precisará acompanhar as mudanças, novos recursos e ferramentas mais ágeis ou precisas, e principalmente as novas regras do Google. Então recomendo que contrate um Consultor de Marketing Digital que tenha especialização em SEO. Os resultados aparecerão mais rápido.

 

Dica 4: presença com qualidade nas redes sociais – e as corretas.

As redes sociais são, sem dúvida, a forma mais poderosa de comunicação rápida com o maior volume de pessoas ao mesmo tempo.

E a sua startup precisa estar lá, com páginas corporativas leves, atraentes e replicando muito do conteúdo que for gerado no site/blog e acrescentando notícias, pois ali a dinâmica delas é melhor percebida.

Porém, não se preocupe em estar em todas as redes sociais, aposte nas mais efetivas para o seu modelo de negócios. Um Instragam, que é uma rede social visual, certamente não agrega muito para um negócio de consultoria de TI, por exemplo. Com certeza o Facebook e o LinkedIn são mais adequadas. Melhor investir mais naquelas que podem trazer mais retorno de cliques, comentários, contatos e acessos aos links compartilhados nelas.

Dica 5: tráfego orgânico é ótimo, mas não deixe de investir em anúncios.

Site/blog envolventes e criam engajamento, conteúdos com qualidade e otimização com SEO são um belo pacote para criar oportunidades organicamente – sem custos.

Mas não abra mão de investir em anúncios pagos, especialmente no Facebook. Em algumas situações e momentos, eles são mais efetivos e complementam a estratégia de atingir mais clientes. Seu Consultor de Marketing Digital poderá dar as opções e a forma de construí-los, mas você pode também estudar por conta própria.

Lembre-se: sua empresa nasceu pra ganhar dinheiro na Internet!

Uma startup é uma empresa que nasce para monetizar no mundo digital. É a essência dela. E isto deve ser levado para todas as atitudes e decisões de Marketing Digital.

Sempre buscar as últimas tendências, renovar métricas e ferramentas, estudar muito e sempre este universo que muda constantemente – o que é muito bom. O Marketing Digital deve estar presente como o grande condutor do negócio.

Um grande exemplo desta visão é a Simplic, uma startup de empréstimos on-line que tem como fonte principal de receita a internet.

Então, invista como a Simplic no mundo digital e muito sucesso para você!

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