Otimização SEO – conheça as ferramentas capazes de alcançar mais clientes empresariais!
Quando o assunto é crescer profissionalmente, a otimização SEO está entre as técnicas mais importantes a serem adotadas.
Se você possui uma plataforma b2b e tem como objetivo conquistar mais clientes empresariais, as técnicas a seguir serão extremamente úteis para que alcance bons resultados. Confira!
1. Google Analytics
O Google é, sem dúvidas, o site de pesquisas mais popular que existe, sendo assim, o Google Analytics pode ser considerado uma das ferramentas mais utilizadas quando o assunto é otimização SEO.
O Google Analytics é gratuito e fornece dados detalhados sobre visitantes das páginas, o que significa que você consegue ver se está utilizando as técnicas corretas para alcançar os clientes empresários.
Além disso, essas informações fazem com que fique mais fácil criar estratégias de marketing eficazes para o seu público-alvo, ter uma visão muito mais ampla de análise de tráfego/desempenho, ter acesso a informações e métricas importantes para o crescimento do negócio.
2. Search Console
O Google Search Console é, basicamente, um complemento do Google Analytics. Assim como a ferramenta anterior, o Search Console também fornece informações importantes, como a saúde do site, CTR, indexação de páginas, cliques, linkagem interna etc.
Ela tem como objetivo focar na pesquisa e otimização do site com base nas palavras-chave escolhidas e permite que você monitore e modifique a presença dele na principal página de resultados do Google, podendo assim, controlar os conteúdos indexados e a exibição destes na web.
Se tratando de clientes empresários, é muito importante entender como eles enxergam o seu site e essa ferramenta SEO faz com que isso se torne mais fácil, pois a partir das informações obtidas é possível criar páginas cada vez mais estratégicas, visando o que seu público procura.
3. Yoast
O WordPress é o CMS (Sistema de Gestão de Conteúdos) mais utilizado no mundo e junto com ele está o Yoast, que também entra na lista de ferramentas de SEO indispensáveis para alcançar mais clientes empresários.
Podemos dizer que essa é a ferramenta mais completa para otimização SEO em sites do WordPress, pois ela oferece várias funcionalidades.
A partir dela é possível entender as táticas que precisam de melhorias exatamente enquanto se realiza uma publicação. Além disso, o Yoast oferece dicas de como utilizar a palavra-chave, os links internos e externos, as palavras-chave nos subtítulos, os usos de imagens etc.
4. Keyword Planner
O Keyword Planner — que é um substituto do Keyword Tool — é uma ferramenta de SEO que ajuda a planejar palavras-chave. Sendo assim, ela se torna uma das opções indispensáveis para auxiliar o time de marketing com insights sobre assuntos interessantes e relevantes para o seu público.
Através de seu uso, você consegue produzir conteúdos cada vez mais direcionados, além de focar na pesquisa de termos para mídia paga do seu site. No entanto, ela também pode ser utilizada na produção de conteúdos orgânicos.
Para facilitar suas pesquisas, o Keyword Planner oferece a opção de buscar por meio de filtros, ou seja, você pode pesquisar não apenas por palavras, mas também por idiomas e localizações, o que é muito útil para conseguir resultados.