Google Ads em Pauta: Veja hoje as principais atualizações de 2022 que mudaram o cenário da mídia paga!
O Google Ads é uma plataforma de publicidade do Google, que auxilia diversas empresas ou negócios a divulgarem os seus produtos e obterem um maior índice de lucratividade. Para trabalhar com a ferramenta, é necessário estar sempre por dentro de alguns conhecimentos a respeito do seu funcionamento.
Além disso, é preciso ter um olhar analítico e crítico, a fim de identificar possíveis falhas nas campanhas elaboradas. Por exemplo, o profissional Consultor Google Ads, deve estar sempre se atualizando, não só sobre a plataforma em si, mas também sobre disciplinas como a matemática, contabilidade, vendas e semelhantes.
Sabendo disso, o presente artigo tem o objetivo de apresentar as principais atualizações do Google Ads 2022, que mudaram e irão mudar ainda mais o cenário da mídia paga no mundo inteiro. Assim, os profissionais do ramo podem ficar atentos e os iniciantes da área conseguem estar em dia com seus conhecimentos. Não deixe de conferir!
Atualizações que chamaram a atenção
As atualizações que mais chamaram a atenção, são:
- Suspensão de campanhas com textos expandidos a partir do mês de junho de 2022. Eles continuaram sendo veiculados e os seus relatórios disponibilizados, mas a intenção era que ocorresse a transição para anúncios responsivos de pesquisa;
- Os anúncios, principalmente de e-commerces, adotaram um encorajamento para o maior desempenho (Google Ads Performance Max), o que gera menos controle aos anunciantes;
- A atualização acima mencionada é uma maneira de concretizar os objetivos da plataforma em relação a diminuição de barreiras de entrada, o que permite que os iniciantes alcancem patamares semelhantes aos dos anunciantes especializados;
- O lançamento dos relatórios com colunas personalizadas foram adotados e permitiram a visualização de dados específicos das campanhas, facilitando positivamente a análise para os anunciantes;
- O aumento dos ativos, também denominados de extensão de imagens, segundo a plataforma Search Engine Land, incluíram “uma opção “dinâmica” que usa automaticamente a imagem mais relevante da página inicial de destino do anúncio”;
O que tudo isso quer dizer?
Para diversos anunciantes, as mudanças podem ter sido negativas ou positivas, a depender dos tipos de negócios em questão. Mas vale a pena salientar algumas informações importantes, que indicam um cenário futuro e apontam, principalmente, uma tendência do Google como um todo.
Diversas ferramentas, aplicativos e plataformas Google mostram claramente um direcionamento para a Inteligência Artificial (IA), uma vez que cada dia mais a usabilidade é automatizada, o que faz com que os produtores precisem se adaptar nesse sentido.
A dica é a mais simples possível: Ficar por dentro das atualizações e estar preparado para um cenário onde a IA será o centro do funcionamento das ‘tools’.
Ainda assim, vale a pena evidenciar o apontamento da plataforma Search Engine Land, que diz que o ideal é “compreender quando testar e otimizar em ambientes menos controláveis” e “não apenas confiar que o Google tem nossos melhores interesses em mente”.
Afinal, tudo orienta para um caminho onde existe uma “linha tênue entre gerar receita (afinal, a eficiência não ajuda em seus resultados) e alienar anunciantes que buscarão engajamento mais lucrativo em outro lugar”.
Esperamos que as informações aqui apresentadas possam ser úteis para a sua jornada de conhecimento e aprimoramento. Obrigada por nos acompanhar até aqui!