Quais são as principais diferenças entre ASO e SEO? E as semelhanças? Descubra aqui!
Se você já ouviu falar em ASO e SEO, sabe que ambos têm o objetivo de aumentar a visibilidade de um site ou aplicativo por meio da navegação orgânica.
As duas técnicas são super importantes para quem trabalha com a internet, pois ambas auxiliam a gerar engajamento e, consequentemente, mais reconhecimento para um determinado produto, serviço ou marca, no entanto, os termos também se diferenciam em alguns pontos.
Então, se você tem interesse em saber mais sobre os dois termos, continue lendo a seguir para descobrir quais são as principais diferenças entre ASO e SEO e suas semelhanças.
Principais diferenças entre ASO e SEO
1. Algoritmo não consolidado
A principal diferença entre ASO e SEO é que, no SEO, o algoritmo é consolidado. Ou seja, isso significa que, na prática, não é preciso otimizar de maneira diferente os diferentes mecanismos de busca. Todos eles podem ser otimizados exatamente da mesma forma.
Já em ASO funciona diferente, pois o algoritmo não é consolidado. A otimização na Play Store é diferente da App Store, que por sua vez é diferente no happymod apk, o que necessita de estratégias específicas para cada plataforma.
2. SEO para aplicativos é a mesma coisa que ASO?
O SEO para aplicativos está relacionado à otimização dos aplicativos para aumentar sua visibilidade nas pesquisas feitas pelos usuários na web. Então, neste caso, se trata de uma estratégia diferente de ASO, que tem apenas as lojas de aplicativo como foco.
Sendo assim, ASO e SEO para apps são coisas totalmente distintas, pois o SEO tem o intuito de fazer com que o usuário encontre o app a partir da pesquisa na SERP do Google e seja levado para a Store e ASO, o intuito de fazer com que o app se destaque na loja de aplicativos.
Principais semelhanças entre ASO vs SEO
1. Backlink
Uma grande semelhança entre as duas estratégias, é que assim como em SEO, quanto mais backlinks a página do app possui, mais relevância ele irá adquirir para os algoritmos.
O anchor text (texto âncora), que é altamente relevante para os algoritmos, também é extremamente importante para a estratégia de ASO, pois palavras que estão sendo usadas para inserir o seu link ganham muito mais força de ranqueamento nas lojas de aplicativos.
2. App Indexing
A indexação de aplicativos é uma estratégia que tem como objetivo conectar o site da marca ao seu aplicativo correspondente, o que pode ser tido como, basicamente, a junção entre SEO e ASO.
Ao utilizar essa estratégia, é possível que todo o conteúdo do aplicativo se converta em resultados de buscas para usuários que tenham ou não o aplicativo instalado, ocasionando em um número maior de downloads e reengajamento dos que já têm o aplicativo instalado.
3. URL indexável
Por último, outro ponto que assemelha as duas estratégias, é que assim como em SEO, a URL do app é um campo otimizável e indexável.
Isso significa que é possível encontrar a loja pela keyword utilizada na URL, mesmo que não seja o título ou nome oficial do aplicativo.