Marketing de gênero: dicas e truques de marketing para homens
Homens e maquiagem têm uma longa história. Em 4000 aC, os antigos egípcios aplicaram delineador preto para delinear os olhos.
Nos anos 70 e 80, músicos como KISS e David Bowie usavam looks divertidos de maquiagem em suas apresentações.
Então, por que os homens parecem ser completamente contra usar maquiagem? E o que isso tem a ver com marketing?
Por décadas, as empresas de beleza só comercializaram para mulheres.
Agora, mais do que nunca, as empresas de beleza têm feito marketing para homens e está provado que é uma área de negócios muito lucrativa.
É claro que para produtos voltados para um lado mais íntimo, a procura por saber se o Pau de Cavalo funciona tem que ter uma abordagem diferente de marketing.
Vários motivos contribuem para o crescimento do espaço da beleza masculina – tudo, desde a ascensão do K-pop à popularidade das mídias sociais e influenciadores do YouTube.
Sentimentos e percepções de gênero sobre a masculinidade masculina mudaram definitivamente, incentivando os homens a comprar e usar produtos de beleza.
A popularidade do K-Pop
Com o surgimento do K-pop nos últimos anos, as opiniões sobre o espaço da beleza masculina evoluíram.
Os sentimentos públicos sobre a beleza masculina viajaram da região da Ásia-Pacífico para todo o mundo e lentamente foram ganhando aceitação na sociedade.
Astros do K-pop masculinos não têm medo de experimentar e aprimorar sua aparência com tonalidades labiais e olhos ousados durante as apresentações para fazer sua aparência geral pop.
Com suas roupas vistosas e intervalos de dança intensos, as estrelas do K-pop usam maquiagem para completar o visual.
Além da maquiagem, a K-beauty também se concentra nos cuidados com a pele. Astros do K-pop masculinos priorizam ter “pele de vidro” por ter uma rotina de cuidados da pele aprofundada.
Eles também usam maquiagem de base de cobertura de luz para melhorar a aparência da pele “perfeita”. A popularidade do K-pop tornou cada vez mais comum ver homens usando maquiagem.
A ascensão dos influenciadores do Youtube
Com a popularidade das mídias sociais e dos influenciadores do Youtube, o sentimento público de homens que usam produtos de beleza mudou.
Em 2016, James Charles quebrou estereótipos e foi o primeiro porta-voz masculino da Covergirl. Este foi um grande primeiro movimento inicial para homens e maquiagem.
Desde então, James acumulou um império de mais de 20 milhões de assinantes no Youtube e lidera consistentemente as paradas do site.
O interesse pela maquiagem masculina tem aumentado continuamente desde essa campanha revolucionária e as empresas agora veiculam anúncios de maquiagem para ambos os sexos.
Outros maquiadores masculinos como Patrick Starrr ou Bretman Rock também surgiram, compartilhando suas dicas e truques no Youtube.
Esses maquiadores masculinos tomaram o mundo como uma tempestade, ampliando a definição do que significa ser um “homem” e mudando a norma sobre homens que usam maquiagem.
Dessa forma, ficou bem mais fácil de entender que o marketing tem evoluído para trazer os homens em espaços que antes não eram tão populares, mas que podem começar a se apropriar.