5 startups brasileiras de jogos que estão se destacando no mercado digital!
A indústria de games no Brasil tem apresentado resultados expressivos ao longo dos anos e ótimas perspectivas para o futuro.
Em números de 2017, temos:
- Quase 67 milhões de jogadores (perto de 30% da população).
- Faturamento de 1,3 bilhão de dólares e uma previsão de 1,5 bilhão em 2018.
O mercado mundial teve um faturamento de 108 bilhões de dólares e a previsão é de 129 bilhões até 2020. Os jogos para dispositivos móveis devem atingir 42% do total do mercado.
E para termos uma ideia da potência deste setor, a indústria movimenta uma receita que corresponde a 7 vezes a receita da indústria fonográfica.
Por este motivo, o mercado dos games atrai muitos investimentos, empresas de tecnologia de ponta trazendo as técnicas mais avançadas. Foi assim que, em poucos anos, saímos dos jogos nos consoles (Playstation) e chegamos a jogos em alta definição em smartphones. Quem poderia imaginar que um jogo que pesaria gigas em um computador, podemos jogar online em um tablet?
Um modelo de negócios que investe muito é o de startups.
Vamos falar de 5 startups brasileiras de jogos que estão se destacando no mercado digital
Você sabe o que são as startups?
Uma startup é um modelo de negócio que trabalha com três premissas:
- Um cenário de incerteza: é a essência de uma startup, pois significa investir em produtos ou serviços que não há como afirmar se darão certo.
- Ser repetível: significa entregar a mesma unidade produzida para um número ilimitado de clientes. Os infoprodutos são o melhor exemplo: o produto é criado apenas uma vez e fica disponível para ser baixado diversas vezes e ao mesmo tempo.
- Ser escalável: crescer em faturamento continuamente sem o aumento de despesas e custos – ou que o aumento seja muito inferior ao proporcional em uma situação normal de aumento de produção em uma empresa tradicional de produtos.
1 – Smyowl
Esta startup é focada no desenvolvimento de jogos para smartphones. Um diferencial na empresa é a forma de captar ideias inovadoras para ser desenvolvidas: as maratonas de desenvolvimento de games.
São organizadas em períodos regulares, reúnem alunos de uma faculdade local de Sorocaba, que competem apresentando ideias de jogos que são avaliados por uma banca de professores e funcionários da SmyOwl.
O objetivo nas maratonas é a ideia apresentada, a execução é feita internamente com os funcionários da SmyOwl.
2 – LinguaLeo
Foi fundada na Rússia e começou a operar no Brasil em 2012. A startup oferece uma plataforma multimídia de ensino de inglês online através de jogos. Grande parte do conteúdo da plataforma está disponível gratuitamente e a receita da startup é baseada em assinaturas mensais, trimestrais, semestrais ou anuais.
3 – Estou Jogando
Esta startup é uma rede social para gamers. O usuário se cadastra no site e adiciona quais jogos está jogando. Os participantes podem trocar informações sobre jogos no celular, console ou computador. A rede dá sugestões de jogos com base nos gostos do usuário. Anúncios segmentados é um dos possíveis modelos de negócios da startup.
4 – PiniOn
A proposta desta startup é interessante: ela conecta marcas e usuários, oferecendo desafios que geram recompensas. Os desafios tem um jeito de games. As recompensas variam de acordo com a complexidade e o prazo de resposta. Quando há uma pesquisa nova disponível, os usuários são notificados. Hoje, o PiniOn tem 11 mil usuários cadastrados e 33 mil missões aprovadas.
5 – Pixtoy
Ela desenvolve games para mobile e web. O primeiro projeto foi o Cute Squares, que chegou a aparecer entre os principais de categoria na Apple Store. A receita da startup vem da venda de benefícios virtuais e com a publicidade nos produtos desenvolvidos.
Também é apaixonado pelo universo dos games? Experimente esses jogos online.
Também é apaixonado pelo universo dos games? Experimente esses jogos online.